O marketing no Mundo Moderno

Qualquer proprietário de empresa sabe que, para ter sucesso, é importante analisar a estratégia geral de marketing e como os produtos e serviços chegam às pessoas certas.

Quando eu digo "proprietário de empresa" também falo dos empreendedores que estão na internet, mesmo que sozinhos, seja vendendo um produto ou promovendo como afiliado, esta atividade também é um negócio e deve ser tratada como tal.

O mundo dos consumidores é complicado, especialmente nos dias de hoje, quando há muitas opções de produtos e muita informação disponível.

Uma simples visita a qualquer supermercado irá expô-lo a inúmeras marcas de produtos nas prateleiras, todas querendo se destacar e ganhar um espaço no carrinho do consumidor.

Com o aumento das compras online, as coisas são ainda mais competitivas e complicadas para o anunciante. É por isso que os profissionais de marketing têm sido forçados a repensar suas estratégias e realmente apresentar ideias que causem impacto no mercado.
Marketing Direcionado
Marketing Direcionado

O Problema do Custo

A prioridade para as empresas foi, para a maioria ainda é, encontrar a melhor estratégia de marketing para capturar a atenção e lealdade dos consumidores-alvo e como, na maioria das vezes, é por tentativa e erro, o custo das campanhas se torna um problema muito rápido.

Algumas campanhas custam milhões, especialmente se você estiver segmentando o mercado principal.

Imagine o custo de todos os comerciais de TV e rádio, sem mencionar os outdoors, os cartazes e todas as outras promoções que você puder imaginar. Naturalmente, tudo o que entra no processo de fabricação do produto também custa dinheiro - pesquisa e desenvolvimento, embalagem e muitos outros.

O marketing de nicho é uma boa estratégia justamente por ser muito rentável e pela diminuição drástica do custo de promoção. Isso significa que não lhe custaria tanto quanto custaria capturar o mercado principal, sua eficácia está exatamente aí.
Marketing de nicho funciona
Marketing de nicho funciona

Por Que Funciona

O marketing de nicho é a solução mais rentável  porque você será capaz de se concentrar em um mercado-alvo específico, com características semelhantes, ou seja, conhecer seu público se torna bem mais fácil e intuitivo.

Como um profissional de marketing de nicho, você realmente precisa dispensar tempo para entender como esse mercado-alvo funciona - o que atrai este público, como eles tomam decisões e como eles se comportam como consumidores. Conhecer todos esses detalhes ajudará você a criar uma estratégia voltada exclusivamente para esse nicho de mercado.

Por exemplo, se você encontrar uma segmentação baseada em um determinado grupo demográfico ou étnico, como o mercado asiático ou o mercado europeu, a obtenção desses mercados exigirá que você segmente locais e estratégias muito específicos. Em vez de colocar um anúncio de rádio ou canal de TV em todas as estações do país, por exemplo, basta lançar o anúncio de rádio ou TV na emissora específica em que o grupo étnico escolhido acompanha regularmente.

Encontrando o Mercado Certo

Uma grande parte do sucesso do marketing de nicho é escolher o mercado-alvo certo

Mesmo que você não esteja empregando a estratégia de nicho, o Marketing é realmente uma questão de encontrar o mercado-alvo certo e entender esse mercado para melhor servir.

Isto se aplica ao marketing de nicho, especialmente porque, depois de encontrar o seu nicho, você precisa ter certeza de que realmente entende seus consumidores. Nichos são muito especializados no sentido de que você realmente precisa criar suas estratégias especificamente para esse público reduzido, então você tem que conhecer seus consumidores-alvo de dentro para fora. Isso torna um pouco desafiador, mas é muito gratificante também.

Por isso o marketing de nicho tem ganhado tanto espaço ao decorrer dos anos, por permitir se focar em um grupo menor, com qualidades e desejos similares, onde o custo de promoção é menor com melhores resultados.
Encontrando nicho certo
Encontrando nicho certo

Se você chegou até este artigo, com certeza já está no caminho certo. Continue estudando o marketing de nicho até obter os resultados que você espera.

Boa sorte!

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