Dicas Para Escolher Um Ótimo Nicho De Mercado

Durante a crise, quando muita gente perdeu o emprego, trabalhar pela internet se tornou uma tendência, o que antes ajudava complementar a renda se tornou a atividade principal de muita gente.

Com certeza você já viu pela internet e nos programas de TV todas aquelas histórias de sucesso, de como as pessoas mudaram de vida com uma atividade online.💻

Mas você sabe o que todas elas tem em comum? A reposta é muito simples! Todas elas encontraram um nicho de mercado para atuar.

Mas não adianta só encontrar um nicho de mercado, é preciso também ter uma mentalidade empreendedora e saber as nuances do marketing de nicho.
Trabalhar Pela Internet
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Visão Geral do Mercado de Nicho

Primeiramente, o que é um nicho de mercado?

Com certeza você já ouviu esse termo antes, mas pode ser que você não tenha se atentado para o que realmente significa.

Essencialmente, um nicho de mercado é uma pequena fatia de um grande mercado, um fatia muito focada, com características e necessidades próprias. É um grupo que específico de pessoas que consomem um tipo de produto ou serviço, um público que o marketing das massas não consegue atender. Por isso é tão lucrativo e muito mais fácil de uma marca se inserir.

Vou dar um exemplo para ficar mais claro o entendimento do que é um nicho de mercado.

Um bom exemplo de um grande mercado é o mercado de carros, é gigante! Existem dezenas de montadoras e marcas com diversos tipos de modelos diferentes no mundo inteiro.

Entretanto, dentro do mercado de carros, existe um pequeno público interessado em carros antigos, digo, clássicos. 😅

E dentro do mercado de carros clássicos existe um público menor ainda, interessados apenas em um determinado modelo, Fuscas, por exemplo. É um público que seleciona produtos, serviços e conteúdo muito específicos e gastam (bastante) dinheiro com esses produtos exclusivos.

Agora, analisando esses dois mercados, o de carros mainstream e o do nicho de Fuscas, qual você acha que vai ser mais fácil de criar um site ou um blog e atrair compradores de um produto que você oferecer? 🙋

Acertou! É o mercado de nicho! Ganhou uma ⭐!

Agora você começa entender onde vamos chegar com essa conversa!
Mercado Não Segmentado De Carros
Mercado Não Segmentado De Carros

3 dicas para ter em mente ao escolher um nicho de mercado

Agora que você já tem ideia do que é um nicho de mercado e por que é tão importante encontrar um para atuar, o próximo passo é encontrá-lo.

Você vai ver (ou já viu) muita gente falar que você deve escolher um nicho que você tem paixão, que você já conhece, etc. Mas ao mesmo tempo que isso pode funcionar para encontrar um nicho, não necessariamente vai ser um nicho que dá lucros.

Principalmente agora que muitos nichos estão saturados de produtos e concorrentes, tornando difícil a entrada de novatos e, principalmente, dificultando ganhar algum dinheiro.

Quer uma prova disso? Fala uma pesquisa no Google por "Como Perder Peso" ou "Marketing Digital", você vai entender. 🙈

Tendo em mente as coisas certas e saber o que procurar em em nicho vai te ajudar escolher o nicho certo pra você.

Dica 1: Procure um nicho de mercado que te permita segmentar muitas palavras-chave diferentes

Mas o que significa isso? 😧

Primeiro vamos definir o que são palavras-chave.

Basicamente são os tópicos dentro do nicho que você pode escrever artigos ou criar produtos, mais ainda, palavras-chave são os temos que as pessoas estão procurando nos mecanismos de pesquisa (no Google, né? 😂).

Lembra uns minutos atrás quando você procurou o termo "Como Perder Peso"? Pois então, você usou uma palavra-chave, que por sinal é o menos nome do nicho de mercado.

Ou seja, quais mais tópicos o nicho tiver, mais artigos e produtos você pode ter e, consequentemente, mais tráfego (visitantes) você terá. E lembra que você está focando em um grupo que tem pessoas procurando exatamente o que você oferece? Por isso vai ser muito mais fácil converter um visitante em comprador.

Outro fator importante é que com mais palavras-chave, mais fácil de criar um site ou blog de autoridade para seu nicho, saiba que o Google adora sites de autoridade, e vai te colocar nos primeiros resultados, o que significa, isso mesmo, mais visitantes, e quanto mais visitantes, mais vendas.

A matemática é bem simples! 😎

Dica 2: Escolha um nicho de mercado perene

Você sabe o que significa "perene"?

É um termo emprestado da botânica, que significa algo que dura muito tempo ou para sempre! 😱
Veja este artigo da Wikipedia se quiser saber mais detalhes.

O que a gente procura é um nicho de mercado que dure por muito tempo, ou que já exista há muito tempo, para que nosso esforço seja recompensado também a longo prazo. (Lembra do exemplo dos carros "clássicos"?)

No meio do caminho você vai encontrar muitos nichos que são "tendências" e, ao mesmo tempo, que é mais fácil conseguir tráfego para estes nichos, e até boas vendas, eles não são boas opções a longo prazo, pois podem acabar a qualquer momento e todo seu trabalho será desperdiçado.
Carro Clássico
Carro Clássico

Dica 3: Escolha um nicho de mercado rentável

Existem muitos nichos únicos por aí, e se você puder encontrar um que tenha muito pouca ou nenhuma competição, então você terá muita sorte!

Mas antes de gastar todo o seu dinheiro criando um site para esse nicho, faça sua lição de casa e descubra se é mesmo uma mina de ouro ou só vai perder tempo (e dinheiro).

Se a concorrência for baixa e houver uma alta demanda por esse nicho específico, você terá uma mina de ouro, caso contrário não valerá a pena investir.

Tome cuidado, muitos empreendedores iniciantes (e também experientes) caem na armadilha da baixa concorrência. Quando a concorrência é pouca, também pode significar que não estão ganhando dinheiro neste nicho e por isso abandonam.

Alta demanda também pode ser perigoso, pois ao mesmo tempo que muita gente pode estar procurando por este nicho de mercado, o que buscam é informação e não necessariamente querem comprar alguma coisa.

Por exemplo, o nicho de infecções caninas tem grande procura por palavras-chave relacionadas, entretanto, quem procura esses temos quer apenas mais informações para decidir se vai ou não levar seu cachorro ao veterinário, por isso vai ser muito difícil alguém conseguir vender alguma coisa e, portanto, não vale a pena investir. A não ser, é claro, que você seja o veterinário e vai trazer esses visitantes para seu consultório.

Conclusão

Nichos de mercado são grandes oportunidades de negócios e devemos aproveitá-las, mas devemos ficar atentos se vai ser mesmo uma mina de ouro ou perda de tempo e dinheiro.

Mesmo que tenhamos paixão e vontade de trabalhar em um determinado nicho, não significa que vamos ganhar dinheiro nele, precismos confirmar se existe demanda e se as pessoas estão gastando dinheiro neste nicho e, mais ainda, ser um nicho de mercado que vamos poder colher os frutos por muitos anos. 💰

Então, vamos procurar um nicho de mercado para atuar e criar renda pela internet? 😎

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